Determinantes para a prospecção de novos negócios, acompanhamento de plantas em outras cidades e atendimento de chamados, as viagens corporativas são essenciais em diversas empresas. Na maioria das organizações, o custo com deslocamentos representa um dos três maiores gastos. É por isso que o segmento de viagens corporativas necessita de profissionais qualificados para a gestão desse processo.
As empresas costumam delegar a gestão de viagem para departamentos variados, como recursos humanos, setor de compras, secretária da diretoria, além, é claro, de departamento específico para viagens corporativas. A atribuição de reserva e emissão de tiquetes exige tempo e conhecimento, e muitos vezes não é a principal demanda destes departamentos. É por isso que é preciso contar com o suporte de agências de viagens específicas para viagens de negócios, que podem, além de oferecer recursos, atua como consultoria especializada e não apenas fornecedores.
Por meio de sistemas e softwares de gestão pela internet, pode-se pesquisar e reservar serviços como passagens aéreas e diárias de hotéis com dados alinhados com as agências de viagem, atuando de forma conjunta. Há ainda a possibilidade de faturamento das despesas, pagamento com cartão corporativo, relatórios que dividem os gastos por centros de custo e acesso a informações de passagens e hospedagens para se chegar ao melhor preço. Estas e muitas outras medidas podem facilitar a rotina de deslocamentos a negócios quando o fornecedor está disposto a cumprir o papel de assistente do departamento responsável pelo turismo corporativo.
Quanto tempo sua empresa gasta para reservar uma viagem? Qual departamento é responsável pela reserva de diárias e emissao de tiquetes? Qual sistema sua empresa usa para gerir cotações e reservas? Como a consultoria de profissionaisde turismo facilitaria o trabalho do departamento responsável por viagens? Compartilhe sua opinião nos comentários.