Uma das primeiras coisas em que pensamos em tempos de crise econômica é o aumento da cotação do dólar e, com ele, o medo de viajar para o Exterior. Da passagem aérea e da hospedagem até a compra de lembrancinhas, tudo numa viagem fica mais caro. E não são apenas os viajantes de lazer que sofrem o impacto do aumento de preços. Empresas também se preocupam em manter as viagens dos seus executivos, sem diminuir a quantidade delas.

A crise que leva os brasileiros a acompanharem com receio a cotação da moeda americana não é recente. Desde 2008, o mundo conta com um cenário que requer especial atenção antes de fechar qualquer negócio. Mesmo com a instabilidade cambial, as companhias não podem simplesmente parar de fazer negócios ou cortar custos com deslocamentos.

A atuação do gestor de viagens torna-se ainda mais importante para que as empresas possam fazer uma gestão adequada dos recursos investidos nas viagens de seus executivos. Os números do turismo corporativo provam que, mesmo com a crise econômica de 2008, o segmento manteve índice crescente, devido à importância das viagens para a geração de novos negócios. A saída é, justamente, contar com profissionais especializados no gerenciamento e na negociação com fornecedores.

Naquele ano, o mercado de viagens corporativas – incluindo os prestadores de serviços que atuam nos segmentos de hospedagem, transporte aéreo e locação de autos – obteve um faturamento total de R$ 17,46 bilhões, segundo dados do IEVC (Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas).

É importante considerar que ações que garantiram o bom de gerenciamento do investimento em turismo corporativo naquele período podem garantir bons resultados também agora. Medidas como alteração da política de antecedência para a aquisição de bilhetes e negociação com companhias áreas e hotéis podem garantir redução de custos da ordem de 20 a 25%.

Sua empresa conta com consultoria especializada para gerenciar as viagens a negócios? Como sua companhia se preparou para enfrentar a atual crise econômica? Compartilhe a sua opinião conosco nos comentários.