Seja para fins de relações subsidiárias, participação em eventos corporativos, criação de carteira de clientes, prospecção de novos mercados, para melhor conhecer o mercado potencial ou para estabelecer primeiros contatos, as viagens de negócios são determinantes na rotina das grandes corporações.
Devido à importância das viagens para a geração de novos negócios, o número de executivos viajando não parou de crescer, mesmo com a estagnação econômica que o país vive desde o ano passado. Assim, uma gestão criteriosa, eficiente e proativa na organização de viagens de negócios pode significar economia significativa para o orçamento do negócio.
Isso é possível com a atuação de profissionais especializados no gerenciamento e na negociação com companhias aéreas, estabelecimentos de hospedagem e serviços de transporte terrestre. A consultoria de agências de viagens segmentada se torna ainda mais importante para que as empresas possam fazer uma gestão adequada dos recursos investidos nas viagens de seus executivos, através do conhecimento técnico e por meio de indicadores que podem direcionar a eficiência no consumo, sem reduzir as oportunidades.
É fato que as corporações enxergam o turismo corporativo como investimento, embora o custo seja alto. A estimativa é de que as viagens corporativas representem o terceiro maior custo gerenciável. Vários fatores podem influenciar o orçamento de uma viagem a negócios. De forma equivocada, a gestores que acreditem que diminuir o número de viagens resulte em redução de custos.
Sua empresa já parou para pensar em quanto gasta com executivos durante as viagens? Uma viagem de dois dias pelo Brasil pode custar em média R$ 1.500 somando custos como passagens aéreas, hospedagem e transporte terrestre. Se analisar os resultados que a empresa pode obter com a presença do executivo em negociações presenciais ou atendendo demandas fora da cidade-sede, o investimento com a viagem seria justificável?
Como sua empresa administra as viagens a negócios? Quanto custa investir nos executivos da sua organização? Queremos saber sua opinião. Responda nos comentários.