Motivar e manter talentos alinhados com a filosofia da corporação são prioridades dos profissionais que atuam em recursos humanos. Com isso em mente, muitas empresas investem em pacotes de benefícios para funcionários, enxergando o bem-estar e a qualidade de vida do quadro funcional como benéfico para o sucesso da própria organização.

O lazer pode tornar funcionários muito mais engajados na vida profissional e social. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o bem-estar físico, mental e social não significa apenas ausência de doença. A atividade de lazer é de suma importância para o aumento da qualidade de vida do ser humano. A prática é estimulada inclusive pelos governos, já que um terço a mais que é pago nas férias é um incentivo para que o trabalhador possa usufruir o benefício do lazer.

Em rotina que exige mais de oito horas de trabalho por dia e por pelo menos durante 35 anos de nossas vidas, férias é praticamente sinônimo de viagem a lazer. Combate ao estresse e quebra da rotina são apenas alguns dos benefícios de viajar. O bem-estar do corpo e da mente aumenta a capacidade física do colaborador, que passa a resistir à fadiga e a outras doenças.

É como recarregar as baterias para manter a mente relaxada e enxergar a rotina sob nova perspectiva.  Os bons resultados influenciam diretamente no aumento da produtividade dentro e fora do trabalho. Além disso, ajuda a reduzir os riscos de acidentes de trabalho, o número de atrasos e faltas e a rotatividade no quadro funcional.

Oferecer descontos especiais para que funcionários possam desfrutar de momentos de lazer em família ou entre amigos já é uma prática comum em boa parte das grandes corporações de hoje. As empresas estão sempre à procura de vantagens que possam superar as expectativas de seus talentos. As viagens figuram sempre entre os benefícios mais desejados. Estima-se que o retorno emocional de uma viagem possa durar entre 8 e 12 anos, graças ao vínculo afetivo que as memórias que uma experiência podem proporcionar.

Como os funcionários da sua empresa são motivados? Sua empresa entende a importância da viagem para qualidade de vida e consequente rendimento no trabalho? Quais são suas sugestões para aproveitar ao máximo uma viagem de lazer? Divida sua opinião conosco nos comentários.