O ano de 2015 tem sido de ajustes, juros altos e moeda desvalorizada. O que esperar de 2016 após os ajustes na economia? O próximo ano pode ser de retomada. Já é possível observar uma estabilização da confiança do consumidor, grande responsável por fazer a roda da economia girar. Esta é a previsão do diretor de Política Econômica do Banco Central, Luiz Awazu Pereira.

Ainda segundo o diretor do Banco Central, a melhor contribuição que a política monetária pode fazer é colocar a inflação na meta de 4,5% no fim de 2016 e ancorar as expectativas de inflação de médio e longo prazo. Desta forma, cria-se um ciclo virtuoso de maior crescimento, mais confiança por parte de investidores e consumidores e consequentemente a retomada da economia no futuro.

Vale lembrar que períodos de mudanças econômicas podem significar riscos ou oportunidades para os negócios, depende do quanto uma empresa está preparada para gerir situações de adversidade. Quem está no time que enxerga novas possibilidades de se destacar, precisa analisar o cenário com cautela, analisar o orçamento com cuidado e reduzir os custos.

Cortar despesas, porém, não significa apertar o cinto comprometendo o rendimento da empresa ou deixar de investir. Significa contar com a garantia necessária para a manutenção da estratégia de investimentos. É por isso que é preciso contar com consultoria especializada para fazer com que todos os recursos sejam investidos corretamente, a fim de tornar a empresa forte e competitiva a médio e longo prazo.

Quais são as expectativas da sua empresa para o próximo ano? Sua empresa enxerga períodos de mudança como oportunidade ou ameaça? Compartilhe seu ponto de vista nos comentários.