Produzir mais consumindo menos recursos é uma das maneiras mais eficientes de garantir lucro e é o principal desafio das empresas. Principalmente em período de instabilidade econômica e financeira, as corporações passam a se preocupar ainda mais com o destino dos investimentos.
Mas nem toda economia é benéfica para a saúde dos negócios. Há casos em que medidas de redução de custo a curto prazo não compensam os prejuízos que podem gerar a longo prazo, e podem até comprometer a performance da empresa.
O importante é ter em vista o equilíbrio e também não economizar em aspectos que estejam ligados à atividade principal da empresa, como abrir mão de matéria-prima de qualidade e desfalcar o quadro funcional. Se na empresa há necessidades de deslocamentos entre várias filiais ou saídas para prospecções de novos negócios, é possível que a economia equivocada afete também o departamento responsável por viagens corporativas.
As viagens corporativas representam o terceiro maior custo de uma empresa. Não à toa o departamento muitas vezes é cobrado por redução de custos. A princípio parece muito simples economizar com passagens aéreas promocionais. A popularização de sites de buscas e a autonomia para escolher diferentes tarifas seduz quem está de olho só no preço do bilhete. É justo citar que nem toda economia compensa. Tíquetes promocionais podem não atender o horário comercial, ter regras tarifárias bastante restritas, além de não serem reembolsáveis.
Outro erro comum é pensar que é possível economizar optando por chegadas e partidas em aeroportos mais distantes, sem levar em consideração os deslocamentos de táxi ou de aluguel de carro. O pior dos cenários é tentar economizar simplesmente sem contratar serviços indispensáveis, como seguro de viagem ou proteção locação de veículo.
A forma mais eficiente de gerenciar custos é com a ajuda de especialistas. Consultores de viagem podem ajudar as empresas a economizarem de 20% a 30% com custos relacionados a hospedagem e transporte aéreo, graças a ações internas e externas que podem fazer com que os recursos sejam investidos de forma mais eficiente.
Como a sua empresa destina os recursos de viagens? Quais são os desafios que enfrenta com custos de deslocamentos? Divida sua opinião conosco nos comentários.