Já imaginou como seria possível conduzir o cumprimento das políticas de viagem, gerar economia e ainda motivar os funcionários de forma lúdica dentro da empresa? A gamificação é a mais nova tendência  para fazer com que os funcionários conquistem níveis de maior comprometimento, introduzindo variações no sistema da empresa e incentivando a inovação.

A gamificação é um termo importado do inglês gamification, derivado de game (jogo), e surgiu da necessidade de motivar e valorizar equipes no ambiente corporativo. Com isso, as corporações oferecem premiações por desempenho e uma série de atrativos para melhorar os processos diários e também melhorar a vida dos funcionários. As premiações são concedidas aos trabalhadores que atingem metas e vão desde gratificações em dinheiro a viagens para eventos corporativos ou viagens de lazer com a família.

Métodos de jogos em contextos que não são relacionados a entretenimento já são utilizados com sucesso em empresas por todo o mundo. Segundo o site da Gartner Institute, 70% dos negócios mundiais estariam usando gamificação para incentivar a inovação e premiar a criatividade. 

Gestores de viagens corporativas também podem utilizar a estratégia para fazer com que seus funcionários sejam aliados das companhias para reduzir os custos com deslocamentos e despesas de viagem. Os incentivos podem incluir compensação financeira, vouchers ou presentes quando o colaborador reserva a opção de viagem mais barata, por exemplo. Ou ainda incentivá-los com boas condições de viagem como acesso à sala vip, voos diretos, upgrade em hotéis, entre outras iniciativas que pode tornar o viajante corporativo mais motivado e eficiente durante o trajeto. 

Para que a estratégia gere resultados, é importante que a empresa ofereça recursos que ajudem os funcionários a aderir ao programa, como uma política de viagens que atenda as necessidades do viajante e recursos que facilitem a sua rotina fora do escritório, como ferramentas tecnológicas eficientes e que garantam a autonomia do funcionário.

Uma fraca adesão à política de viagens também pode significar que as regras estejam desatualizadas ou que não se encaixam à cultura da empresa. Por isso é importante contar com a ajuda de uma agência de viagens corporativas para garantir que os viajantes contem com conforto, suporte, flexibilidade, segurança e personalização durante os deslocamentos pela empresa.

A sua empresa conta com estratégias de gamificação? Ou atua com política de viagens corporativas que atenda aos funcionários e que esteja alinhada com a cultura da empresa? Se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais.