Responda com sinceridade: Quem nunca aproveitou uma viagem de negócios para aproveitar mais dias de lazer naquele destino ou mesmo emendar com as férias tão logo termine os compromissos de trabalho? Pois esta é a definição de bleisure, expressão com origem na junção das palavras inglesas business e leisure, que significam negócios e lazer.

As empresas sabem que é perfil do brasileiro aproveitar um destino além das obrigações laborais e algumas corporações já incentivam a prática com flexibilização de escala de trabalho e com políticas de viagens mais abertas. Pesquisa da Amadeus aponta que 97% dos viajantes brasileiros aproveitam a viagem de trabalho para fazer pelo menos uma atividade turística, seja visitar um monumento ou fazer compras, ou até viajar para outros lugares. Dados da Global Travel Market Research Company também mostram que 64% dos viajantes corporativos estendem suas viagens (a média de extensão é de até 4 dias) e desses, 60% estendem a viagem acompanhados de outra pessoa.

 

Bem-estar do viajante

A tendência é de que as viagens corporativas continuem a subir, assim como o bleisure também crescerá, com mais empregados aproveitando-se das viagens corporativas e políticas de viagens melhoradas. Estudos também indicam que os gestores de viagens estão de olho no bem-estar do viajante corporativo por uma boa razão: 44% dos viajantes corporativos deixariam um emprego devido à política de viagens pobre, enquanto 50% dizem que a política de viagens da empresa impactaria sua decisão de aceitar um emprego.

 

Política de viagens

Não há dúvidas de que os viajantes corporativos se beneficiam das viagens que misturam lazer e negócios, e também as empresas ganham com funcionários mais motivados. Mas quais seriam as obrigações do viajante e da empresa neste caso? Até que ponto a empresa pode oferecer esta oportunidade e quais são os direitos e obrigações do viajante corporativo?

Toda empresa precisa contar com um programa claro de ajuda ao viajante e também regras para que o funcionário se sinta seguro e ciente de estar atuando dentro da política de viagens corporativas.

A política de viagens bem estabelecida pode ajudar tanto a empresa quanto o viajante corporativo. O estudo da Amadeus também revela que 48% dos brasileiros buscam informações e reservas da parte turística de suas viagens corporativas com a própria agência que efetivou a compra pela empresa. A sua empresa já atua com o bleisure?

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